Plano de Ação Pedagógica 2020 e Formas de Atendimento Domiciliar

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Niterói, 02 de abril de 2020

Circular

Número: 17/2020
Assunto: Plano de Ação Pedagógica 2020 e Formas de Atendimento Domiciliar

Prezados Associados

Diante das demandas com dúvidas sobre a elaboração do Plano de Ação Pedagógica, determinado pela Deliberação CEE RJ N° 376/2020 e sobre como realizar os atendimentos domiciliares, enviamos as orientações abaixo:

Plano de Ação Pedagógica

Um Plano de Ação é um documento utilizado para planejar todas as ações necessárias para que um resultado desejado ou a solução de problemas seja alcançada.

O Plano de Ação Pedagógica pode ser elaborado em softwares de edição de texto ou de planilhas e também pode ser de forma descritiva, devendo conter todas as informações solicitadas na Deliberação CEE RJ N° 376/2020.

Para elaborar esse Plano de Ação Pedagógica, as instituições escolares devem ter como premissa suas propostas pedagógicas e o planejamento curricular de cada área de conhecimento, que já foi feito para este ano.

São exemplos de ações a serem descritas:

  • formas de acesso (videoaulas; aplicativos da escola; e-mails, plataformas digitais);
  • cronograma das aulas;
  • forma de atendimento virtual para dúvidas de acesso;
  • forma de atendimento virtual para dúvidas sobre os conteúdos;
  • entre outros.

A Deliberação CEE RJ N°376/2020 ainda traz a necessidade de informar sobre as formas de prevenção e cuidados necessários ao combate ao coronavírus, sempre de acordo com os órgãos oficiais de saúde e manter a comunidade escolar informada a respeito do período de suspensão das aulas.

Itens também obrigatórios que devem constar no Plano de Ação Pedagógica são os objetivos, metodologia, recursos e técnicas para o desenvolvimento das atividades não domiciliares,  as formas de acompanhamento e avaliação dessas atividades e como os alunos deverão comprovar o desenvolvimento delas.

A carga horária prevista das atividades não presenciais também está solicitada na Deliberação, como item que deve constar no Plano de Ação Pedagógica.

Orientamos que atente para o cálculo diário, pois a soma das horas diárias é o resultado das horas anuais, isto é, devemos oferecer o mínimo de 800 horas anuais.

Não podemos sugerir número de horas por atividade, pois cada proposta tem um tempo específico que envolve estudo, pesquisa, reflexão, troca de informações e realização de atividades.

No Plano de Ação Pedagógica vale utilizar termos didaticamente, isto é, de modo que toda a sua comunidade escolar compreenda.

Divida seu documento por tópicos, sendo cada tópico uma etapa da Educação Básica que sua instituição oferece, para que as informações fiquem organizadas e fáceis de encontrar.

O envio deste Plano de Ação Pedagógica deverá ocorrer através do link enviado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro:

https://forms.gle/9a1QvKjhc1GaR6LKA

Só será possível o envio utilizando uma conta do Gmail.

Prazo de entrega: até 23 de abril de 2020 (até 30 dias a partir da publicação da deliberação, que se deu em 25/03/2020).

O envio deve ser em arquivo único, apenas no local específico para o Plano de Ação Pedagógica. O local reservado para envio da frequência deverá ser utilizado apenas quando terminar o período de atendimento domiciliar.

Formas de Atendimento Domiciliar

Todas as informações abaixo são sugestões, não estão normatizadas, mas são válidas devido ao nosso estudo acerca da modalidade da educação a distância.

Como sugestão, mas que destacamos como de extrema importância, cada instituição deverá dispor de um canal de atendimento para que os alunos e seus responsáveis sejam prontamente atendidos, ainda que seja respondendo com o contato do professor ou com orientações sobre como contatar os professores para o caso de dúvidas.

Pais e/ou Responsáveis sem retorno podem ser o maior de todos os problemas neste percurso tão delicado.

Para as escolas que encontram dificuldades em realizar o atendimento escolar não presencial, sugerimos a utilização de plantões pelos setores de atendimento através de e-mails.

Também é importante e urgente organizar com a equipe docente o atendimento domiciliar. Não sendo possível a utilização de plataformas digitais, pode-se optar por realizar o envio de materiais e atividades através de e-mails e o recebimento de respostas e dúvidas também por este recurso, lembrando à equipe que nos horários pré-determinados, sempre deve responder a todos.

Orientamos que sejam criados e-mails institucionais, ainda que em servidores gratuitos, para que não utilizem e-mails pessoais, desconfigurando o profissionalismo da ação.

O cuidado com a escrita também é um ponto a se destacar para evitar todo tipo de mal entendido.

A hora é de proporcionar o esclarecimento de todos com transparência, clareza de informações e também de sentimentos.

As escolas que utilizam plataformas digitais devem proporcionar aos pais e alunos um tutorial sobre como utilizá-las.

Independente da forma como realizam ou realizarão o atendimento domiciliar, sugerimos que os combinados sejam feitos no contato inicial com os alunos, orientando detalhadamente sobre como o atendimento será realizado.

Iniciado o atendimento, consideramos importante comentar as percepções sobre o desempenho da turma, quando o retorno for dado coletivamente, ou do aluno, quando for dado individualmente.

Resolver os exercícios que geraram mais dúvidas, passo a passo, também é uma estratégia que irá gerar mais confiança no ensino prestado.

Ao enviar as atividades que necessitem de acesso prévio a outros materiais, sempre relembre do que foi pedido com algumas questões que podem introduzir o tema. Assim, não irá correr o risco de algum aluno não saber que precisava acessar previamente outro material ou começar a resolver a atividade com dúvidas.

Sempre destaque pontos importantes sobre o tema de estudo e promova questionamentos sobre eles, seja uma discussão ou itens para que o aluno reflita e responda.

Os alunos que têm contato prévio com os temas de estudo e são estimulados a pensar sobre o assunto, executam as atividades de forma mais elaborada e estarão melhor preparados quando houver a necessidade de aprofundamento do tema.

Professores precisam estar cientes que aos alunos devem ser informados os materiais que irão utilizar, o objetivo de cada atividade, o prazo para a execução e entrega.

Materiais contextualizados são mais positivos para o aprendizado, mas há que se ter muito cuidado com as fontes pesquisadas e disponibilizadas aos alunos. Procure sites oficiais, dê preferência para fontes científicas e evite veementemente sites pessoais, ainda que admirem o trabalho de algum profissional.

Nesta época precisamos estar bem embasados teoricamente e cientes que todo passo está sendo dado em uma ponte de percalços que segue na direção de um futuro ainda desconhecido e que nos revelará muitas formas positivas de ensinar e aprender.

Para a Educação Infantil, que não foi normatizada quanto ao atendimento domiciliar, sugerimos orientar aos pais e responsáveis sobre os objetivos a alcançar neste período do ano letivo, encorajando-os com sugestões de atividades e estabelecendo contato para que possam agir em casa, com auxílio da escola, promovendo uma aproximação com os aprendizados que os alunos estariam trabalhando presencialmente, com as devidas informações sobre a diferença pedagógica que há entre esses dois ambientes.

Para toda a Educação Básica é um enorme desafio, visto acreditarmos que é na interação proporcionada pela vivência escolar que o aprendizado não apenas se solidifica, se torna significativo. E a relação ensino e aprendizagem ganha vida e se torna essencial à formação humana.

Aproveitamos esta Circular para enviar este link que contém perguntas respondidas pelo Conselho Nacional de Educação e que vão ao encontro de muitas dúvidas recebidas por nós.

A nossa Assessoria Pedagógica está à inteira disposição, assim como toda nossa equipe, e solidarizamo-nos com todos os profissionais da educação neste momento desafiador, único e histórico que atravessamos.

Atenciosamente,

Luiz Henrique Mansur
1º Vice-Presidente SINEPE RJ

Márcia Haydée
Assessora Pedagógica SINEPE RJ

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