APRENDIZADO PARA A VIDA

No Castelo do Saber, o desenvolvimento da linguagem é trabalhado desde cedo com as crianças. Tanto em nossas Rodas de Conversa, quanto nos momentos de contação de histórias, desenvolvemos a oralidade e a escuta com os alunos, trabalhando também o vocabulário e a organização do pensamento.

Nosso Projeto de leitura é frequente e proporciona o contato dos pequenos com o mundo letrado, através de histórias, atividades lúdicas, de hipóteses, tudo de acordo com a faixa etária de cada série.

Esse Projeto de Leitura também ajuda muito nesse processo de desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, pois as crianças podem escolher os livros e levá-los para casa para lerem com as famílias.

Com essa parceria família-escola, o aprendizado fica completo!

Grafismo e expressão

O grafismo infantil está diretamente relacionado à expressividade das crianças, assim como a arte. E o que começa com rabiscos, pequenos traços e desenhos vai evoluindo ao longo dos anos, se desenvolvendo com a experimentação de diferentes materiais.

Por isso, desde o Mini -Maternal, nossos alunos utilizam diversas ferramentas e espaços para se expressarem através do desenho. Com tintas nos dedos, pincel no papel, lápis e hidrocores nas mãos, eles desenvolvem a expressão, a criatividade, o senso crítico e outras competências como a motricidade fina, tão importante para a futura realização da escrita.

O processo de exercício do grafismo, já na Educação Infantil, também é importante para compreendermos cada fase da criança, acompanhando o avanço de suas habilidades criativas, emocionais e, principalmente, seu raciocínio lógico.

Isso mesmo: desenhar também é aprender! E se aprende na Educação Infantil!

Atividades sensoriais

No Castelo do Saber, a aprendizagem com estímulos é constante. Por isso, atividades sensoriais são protagonistas na Educação Infantil de nossa escola. Acreditamos que experiências reais constroem uma base sólida para a criança desenvolver sua curiosidade, autoconfiança e autonomia.

Desde o Mini-Maternal, os pequenos vivenciam diferentes sensações e sentimentos, explorando seus sentidos em atividades motoras e criativas, experimentando diversas texturas, formatos e visitando diferentes ambientes.

Vivências que estimulam a observação e interpretação de situações reais também não ficam de fora. É assim que trabalhamos com as crianças o entendimento de si, do próximo e do mundo.

Também incentivamos constantemente o contato com elementos naturais e materiais reciclados, pois acreditamos que há neles muito potencial de aprendizado. Folhas secas, areia, água, tintas, alimentos naturais, cores e sabores, seres vivos e não-vivos, quanto mais elementos vivenciarem, mais rica será sua linguagem e expressividade.

Por aqui, é assim que as crianças aprendem sempre mais!

Educação para ganhar o mundo

Mais que os aprendizados diários, o Castelo do Saber busca construir, em cada aluno, a confiança para viver as próximas etapas. E o cuidado com a Primeira Infância é fundamental nesse processo. É por esse motivo que estamos em constante evolução, buscando sempre novas alternativas para oferecer às crianças uma educação para ganhar o mundo.

                                                                                                                      Enedina A. DA C. Ferreira

                                                                                                                          Diretora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *